Durante a viagem a Mafra, ao convento que D. João V mandou construir durante o seu reinado, em que o povo foi o mais sofredor, foram-nos contados ‘pormenores’ sobre a história que desconhecíamos.
Alguns pormenores esses que foram, o facto de depois de ter nascido a primeira filha, nascerem mais quatro rapazes em que o primeiro foi sucessor ao trono, D. José. Foi-nos contado também a cerimónia que o Rei e a Rainha tinham antes de consumarem o acto e que rezavam com medo de morrer durante o acto e que vestiam uma camisa de noite que tinha um buraco com um bordado a ouro. A guia também nos contou que o Rei quando estava nas reuniões estava ao mesmo tempo sentado na sua ‘cadeira-penico’ e que até mesmo os criados limpavam o rei em frente a todos. Soubemos ainda que só tomavam banho em baptizados, casamentos e funerais, com medo que a água lhes gastasse a pele, e logo de seguida barravam o corpo com banha de porco. O Rei maquilhava-se, pondo um pó branco e pintando os lábios de vermelho. Apenas lavavam os pés, as mãos e a cara.
Durante a cerimónia da basílica que o Rei quis que fosse no seu 41º aniversário apenas entrou o clero, a nobreza e a família real, iam todos vestidos a rigor, cm fatos feitos em Paris. A Rainha levava um vestido tão largo nas ancas que teve de passar de lado na porta da basílica porque de frente não conseguia. Usavam perfume francês.
Foi-nos dito também que o Rei e a Rainha casaram sem se conhecerem, trocaram um quadro entre os dois países e foi celebrada uma cerimónia com uma pessoa a ‘servir’ de Rei. Quando a Rainha veio para Portugal é que foi feita outra cerimónia. A Rainha tinha 25 anos e o Rei 18 anos.
Soubemos também que o convento não está a disposição para poder ser visto pois está a ser ocupado pela tropa, ou seja, apenas se pode visitar o palácio, a basílica e a biblioteca.
Sobre a viagem: adorei. Ficamos a saber melhor a obra e pormenores que nunca nos tinha passado pela cabeça, sendo mais fácil a sua compreensão.
Fonte: elaborado na aula de 1-2-2011.
Sem comentários:
Enviar um comentário